/


Nossa política
de privacidade

Visitas hoje: 155
Online: 5
Responsabilidade sobre o conteúdo das matérias Notícias Cidades

Traumatologia e ortopedia em Gravataí, Santo Antônio, Glorinha e Cachoeirinha
* Secom ( 29/12/2010 )
Gravataí disponibiliza três locais para atendimentos em traumatologia e ortopedia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Gravataí: dois são municipais na Central de Especialidades (Casa Amarela, no Centro) e no Serviço de Urgência e Emergência 24 horas (SUE 24 horas) - para casos de procedimentos ambulatoriais (não-cirúrgicos), e o outro atende no Hospital Dom João Becker - que conta com cirurgias de média complexidade nas áreas de traumatologia e ortopedia.

Desde o mês de setembro, a administração municipal ampliou os serviços no Hospital Dom João Becker. Através de contrato assinado, os investimentos no atendimento do HDJB superam os R$ 24 milhões por ano, com recursos da administração municipal e do governo federal. A partir de agora, os usuários do Sistema Único de Saúde passam a contar com cirurgias de média complexidade nas áreas de traumatologia e ortopedia. A parceria inclui equipamentos e material usado para a recuperação das lesões, como placas e parafusos, que serão implantados nos pacientes, além da revisão médica e internação. O serviço conta com plantonista 24 horas para cirurgias de urgência e emergência.

Atendimentos
O primeiro passo para quem necessita de atendimento em casos de traumatologia e ortopedia é a consulta e avaliação no SUE 24 horas, que se necessário, encaminha para cirurgia no Hospital Dom João Becker. Os procedimentos não-cirúrgicos continuam sendo atendidos pelo Serviço de Urgência e Emergência 24 Horas, que tem atendimento médico em traumatologia no horário das 6h às 24h.

Quando o paciente é encaminhado para cirurgia no HDJB, ele passa por uma consulta para avaliação do caso, exames e realização do procedimento cirúrgico (emergência) ou agendamento (em casos não-graves). O convênio com o hospital garante todos os materiais, medicamentos e exames necessários para as cirurgias em traumatologia e ortopedia. A equipe médica conta com sete profissionais especialistas, que se dividem entre o plantão e as consultas eletivas, além de outros profissionais disponibilizados pelo hospital para o apoio durante o serviço.

Alguns casos avaliados para cirurgia eletiva, necessitam de um intervalo para um melhor resultado da cirurgia, após colocação de talas. O tempo máximo de espera do agendamento para o procedimento cirúrgico é de no máximo uma semana. Em casos crônicos, a exemplo de lesões com artroses e outros, o agendamento segue um cronograma por critérios, na qual crianças e idosos tem preferência.

Agilidade nas cirurgias
O secretário de Saúde Wagner Santana destaca que o convênio entre a Prefeitura e o Hospital Dom João Becker trouxe agilidade no atendimento de cirurgias de média complexidade no município, principalmente, nos casos de emergência. “Com a implantação da neurocirurgia, em dezembro,

Gravataí passou a atender grande parte dos casos de média complexidade dentro do próprio município, resolvendo um problema histórico que era a fila de espera nas cirurgias nas áreas de traumatologia, ortopedia e neurocirurgia”.

Pacientes de outros municípios da região, como Santo Antônio, Glorinha e Cachoeirinha, também são atendidos pelos serviços oferecidos através de convênio com o Município, como a traumatologia e ortopedia no HDJB e as ambulâncias da SAMU (com base em Gravataí). Conforme explica o secretário, são encaminhados para hospitais de referência em Porto Alegre somente pacientes politraumatizados, casos de alta complexidade, assim como procedimentos cirúrgicos em traumatologia e ortopedia pediátrica.
* Prefeitura de Gravataí RS


Voltar Mais Notícias Cidades ...



Rio Grande do Sul         Brasil




As melhores piadas da web
Ria e divirta-se a valer
Somente piadas inteligentes

www.redevital.net/ Piadas


Jornal Zero Hora
Anuncie em ZH Classificados
Faça seu anúncio via Internet

www.redevital.net/ Classificados RBS


Diário Gaúcho
Anuncie no ClassiDiário
Faça seu anúncio via Internet

www.redevital.net/ Classificados RBS


Jornal O Pioneiro
Caxias do Sul/RS e região
Faça seu anúncio via Internet

www.redevital.net/ Classificados RBS



Jornal Zero Hora
Anuncie em ZH Classificados
Faça seu anúncio via Internet

www.redevital.net/ Classificados RBS


Prefeitura Municipal
de Cachoeirinha

Site Oficial
portal.cachoeirinha.rs.gov.br

Editora do site: Vital Comunicações - Fone operadora Oi (51) 8406-0092 - e-Mail: vital@redevital.net